CURSO DE SAúDE E ALIMENTAçãO 18-20/05/2019

Voltar à página de notícias



18 a 20 de maio de 2019, Gravatá, Pernambuco


Venha se aprofundar nas interrelações entre saúde e alimentação, descubra quais plantas servem para as diferentes funções do seu corpo, aprenda o potencial das ervas, hortaliças, frutas, cereais e legumes na prevenção de doenças.


Dr. Celerino Carriconde trabalha há 30 anos como médico especialista em fitoterapia, estudou no Brasil, Chile e Canadá, e, junto com a enfermeira Diana Mores, especialista em  segurança alimentar e nutricional, é fundador do Centro Nordestino de Medicina Popular, onde foi pesquisador. Foi responsável pelas publicaçãoes De Volta às Raízes e o informativo A Farmácia das Sete Dores, baseado no conhecimento popular. Hoje Dr. Celerino é aposentado mas continua dar palestras e cursos, onde ele mantém um diálogo dinâmico com os participantes. Ele gosta de compartilhar seu vasto conhecimento - prefere denominar as palestras de "conversas"  - e abordar os diferentes problemas que os participantes mencionem durante o curso, tratando questões de alimentação e estilo de vida.


Nesta quarta versão do curso na Pousada Ecológica Sempre Verde, será dado foco nas doenças comuns como o Diabetes, a Hipertensão e o Artrose. A enfermeira Diana Mores será responsável por uma parte do cardápio durante o curso, específico para pessoas que sofrem de algum desses três males. Os participantes irão preparar pratos gostosos junto com Diana.

Antes das sessões na cozinha, Dr Celerino e D. Diana irão caminhar junto com os participantes para reconhecimento de plantas não convencionais - as chamadas PANCs - tanto as silvestres como as cultivadas, na horta e pelas trilhas.


O curso acontecerá em um ambiente agradável nos brejos de altitude de Gravatá, no meio da Mata Atlântica serrana. A primeira palestra-caminhada começa no sábado de manhã, e terminará na segunda-feira com uma sessão na cozinha para preparo do café da manhã e degustação do mesmo. Você pode optar por ficar depois do café da manhã para fazer uma trilha e tomar banho de cachoeira. Na segunda-feira não terá almoço.

Procuramos oferecer uma comida saudável e gostosa, com produtos integrais, ecológicos e locais, na medida do possível. O cardápio de Diana Mores será enriquecedor tanto para os participantes como para a Pousada, que vive aprendendo com seus palestrantes e facilitadores...


Programação:


Sábado:

8:00 Chegada e instalação nos quartos, lanche de boas vindas.

9:00 Visita nas hortas, recognição de plantas.

9:30-12 h Palestra/conversa com os participantes.

12 h Almoço e descanso

14 h Palestra/conversa

16h Intervalo para refresco e lanche

16:30 Curtir o pôr do sol no Mirante

18h Preparação do jantar, os participantes junto com a enfermeira Diana.

19 h Jantar

22 h Silêncio


Domingo:


7 h Café da manhã

8 h Trilha de colheita

9h Preparação do almoço

10h Intervalo para refresco e lanche

10:30 Preparação do almoço

12:30 Almoço e descanso

14:00 Palestra/conversa

15:30 Intervalo para refresco e lanche

16h Um "sítio-tour" para conhecer as instalações ecológicas na Pousada para quem procura soluções para sua própria casa e saúde.

16:30 Curtir o mirante.

18:30 Jantar.

19:30 Fogueira.

22h Silêncio.


Segunda-feira

6:00 Trilha para colheita.

6:30 Preparação do café da manhã.

8h Degustação do café da manhã.

9h Últimas considerações.

10h Saída.

10:30h Trilha para cachoeira para quem quiser.

12:30 Retorno à Pousada

13h Almoço para quem encomendou.


Opções de duração da estadia:

1. Chegada sábado, incluindo 1 pernoite, 4 refeições e uma lanche de boas vindas:

R$ 490,00/pessoa.


Quartos coletivos (fem. ou masc.) para 3 a 6 pessoas, com banheiro privado.


Opção sem dormida, incluindo 2 almoços e lanches: R$ 180,00.

Estudantes e grupos têm 5% de desconto.


Alimentação: ovo-lacto-vegetariana e peixe.


Transporte: a Pousada fica a 12km do centro de Gravatá, dos quais 10km em estrada de terra. Procuramos juntar os participantes para que possam dividir transporte. Uma opção é pegar o ônibus para a Rodoviária de Gravatá e dividir táxi com outros participantes até a Pousada. Quando formado o grupo, entraremos em contato com os participantes para organizar o transporte.

 

RESERVAS:

 

Vagas limitadas.


Você garante sua vaga através do pagamento de 50% na conta bancária da Pousada:

Banco do Brasil

Agência: 0922-9

Conta corrente: 20.577-X

Nome: M N K Torekull - ME

CNPJ: 07.256.847/0001-80


A cópia do comprovante deve ser enviado para: info@sempreverde.tur.br com seu nome completo, CPF e um n° de celular (whatsapp ou TIM).

O restente será pago conforme combinado.


Observação a respeito dos quartos: os quartos são coletivos, femininos e masculinos (de 2 a 6 pessoas), tem roupa de cama, mosquiteiros e ventilador. As noites tem temperatura amena e deve trazer roupa quente. Não é permitido fumar nas habitações nem perto delas.


O preço inclui: roupa de cama, toalha de banho, refeições, lanches, palestras e atividades.



LEVAR:

O clima é ameno de montanha, portanto, é necessário levar casaco, calça comprida, camisa com manga comprida, pijama quente, meias etc., e também: lanterna, repelente e toalha de banho para cachoeira (opcional). Em época chuvosa: um calçado fechado e guarda-chuva/capa.


Não tem wifi, porém pontos de celular e whatsapp.


FAÇA SUA PRÉ-RESERVA CLICANDO NA PALAVRA RESERVAS NA PRIMEIRA PÁGINA.


SEJA BEM VINDO!

FB Aplicações