CURSO DE DESIGN EM PERMACULTURA JANEIRO 2018

Voltar à página de notícias


 

Curso de Design em Permacultura     12 - 21 de janeiro de 2018


Este é o curso para quem quer mudar de vida, ou simplesmente quer conhecer uma forma inteligente de planejar uma residência, um sítio ou uma escola para um funcionamento máximo. O conjunto das técnicas da Permacultura visa a integração entre o ser humano, água, solo, clima, animais e plantas, em fim, todos os recursos naturais do local,  para obter um ciclo fechado de nutrientes, uso de água e energia sem perdas, para alcançar a sustentabilidade e harmonia do local e entre as pessoas.


O curso lhe dará os conhecimentos básicos nos procedimentos para o cultivo de alimentos saudáveis,  o uso sustentável da água e do solo,  a construção ecológica, energia renovável,  eco-empreendedorismo, economia solidária, entre outros, cujas práticas possam ser aplicadas dentro do contexto da sua moradia.


A sigla em inglês - PDC - significa Permaculture Design Course, um curso com conteúdo fixo criado pelo australiano Bill Mollisson e seu aluno David Holmgren, na década de 1980. Desde então tem se espalhado pelo mundo, existindo hoje um forte movimento da Permacultura no Brasil. 


Para quem é o PDC

Agricultores, arquitetos, educadores, empreendedores, estudantes, tomadores de decisão, formadores de opinião, proprietários rurais, donos de quintais e de sonhos...


Certificado

A participação em todos os módulos do curso, teóricos e práticos, lhe dará direito a um Certificado em PDC – Permaculture Design Course, de 72 horas, valendo no mundo todo.


O facilitador: Marcos Ninguém

Marcos dirige a empresa Marcos Ninguém Permacultura, é professor de Permacultura na Pós-graduação em Permacultura da Universidade Federal do Ceará, atua como conselheiro no Conselho de Assentamentos Sustentáveis da America Latina (CASA–BRASIL), é idealizador da Ecovila Dom José e fundador e Diretor Executivo da Universidade Alternativa de Permacultura, Bioconstrução e Ecovilas (UniPermacultura).

Como Coordenador do Departamento de Permacultura e Design de Ecovilas na Eco-vila itinerante Caravana Internacional arco-íris por la Paz ( México), Marcos tem realizado pesquisas, proferido palestras e ministrado cursos de Permacultura, Design de Ecovilas e Sustentabilidade para ONG’s, Escolas, Institutos e Universidades públicas e privadas em vários estados do Brasil.

Foi co-fundador da Rede de Permacultura da Paraíba e da Rede Potiguar de Permacultura, é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006), e foi professor no programa Gaia Education Brasil.


Conteúdo do curso

Ética da Permacultura, Métodos de Design, Padrões Naturais e Efeitos de Bordas, Agricultura na Permacultura, Agrofloresta, Solos, Bioconstrução e Construções Sustentáveis, Água, Energias Renováveis, Agrofloresta, Economia solidária, Ecopaisagismo, Cenários futuros de David Holmgren. Reutilização de águas pretas e cinzas.

Práticas terá todos os dias: Manejo e Manutenção de ferramentas, Horta, Composto e Biofertilizante, Viveiro, Agrofloresta, Solo cimento,  Cob, Taipa de pilão, Preparação de Bombas de semente, Exercícios de Design.

Todo material poderá ser baixado on-line, depois do curso, como também o certificado.


Esquema:

O curso contém 8,5 dias e 9 pernoites. Chegada na sexta-feira dia 12 de janeiro durante a tarde até 15 h para montagem de barracas e instalação nos quartos. Não será possível chegar á noite sexta-feira ou pela manhã no sábado. O curso começará sábado de manhã às 8h e terminará no domingo dia 21/01  às 12 horas, com o último almoço. Seráo servidas três refeições por dia, e mais dois lanches de fruta.


Pousada Ecológica Sempre Verde

Além do Ecoturismo, Colônia de férias e Educação Ambiental para escolas, a Pousada Sempre Verde oferece cursos desde 2014 em sustentabilidade, como: bioconstrução, saúde e medicina popular, terapias alternativas, culinária, e Imersão em Inglês.

A Pousada tem instalações "ecológicas", que visam poupar a natureza ou mostrar novos jeitos de pensar e ser. A propriedade tem 15 hectares de Mata Atlântica serrana e três hectares de pastagem e plantações. Durante o curso terá também uma trilha longa de meio dia com banho de bica, uma trilha noturna curta, uma noite com fogueira e todos os dias possibilidade de curtir o pôr do sol no mirante.

 

Hospedagem: em quarto coletivo, masculino ou feminino.


Refeições:  3 refeições vegetarianas por dia com excessão dos dias de chegada e saída, ao total 27 refeições fora dos 2 lanches por dia.


Pagamento: dividido em até 4 vezes através de depósitos ou transferências bancárias.


Valores do pacote (9 diárias):

Quarto coletivo de 3 a 6 camas: R$ 1350,00. (20 vagas)

Barraca própria: R$ 1200,00. (No máximo 10 barracas e 20 pessoas)


Inscrições e pagamento concluído até 22 de dezembro de 2017 têm 15% de desconto.


Você garante sua vaga através do pagamento dividido em 4 vezes com conclusão até 10 dias antes do curso, e se quiser desconto de 15%, até 3 semanas antes do curso. 


Nossa conta bancária:

Banco do Brasil: Agência 0922-9; C C 20.577-X; Nome M N K Torekull-ME; CNPJ 07.256.847/0001-80.


Depois de recebermos a cópia do comprovante para o e-mail: info@sempreverde.tur.br, junto com seu nome completo e CPF, mandaremos uma descrição de como chegar. Não receberemos comprovantes por Whatsapp.


Se você não tiver carro, tentamos lhe juntar com quem tem, ou então com outros com quem você poderia dividir despesa de táxi da rodoviária de Gravatá.


Faça sua pré-reserva clicando no Reservas na primeira página deste site.


Seja bem vindo!





 

 

 

 

 

FB Aplicações