Sempre Verde

Bem-vindo(a) ao sítio Sempre Verde

O poder da floresta
sobre nós

 

Uma vez, há muito tempo atrás, fui fazer um curso de Reflorestamento, representando uma associação, num programo do Estado de Pernambuco, e lá estava também, lideranças comunitárias e pequenos produtores do “Movimento Sem Terra”.  Conheci Sr. José, que contou, que quando recebeu a parcela dele, existia uma mata e uma nascente. Logo, ele derrubou a mata, construiu uma casa de taipa e vendeu a lenha. E a nascente secou. Agora, ele estava no curso para aprender como reflorestar o sítio, e ver a nascente renascer…

Ele sentiu na pele que tinha perdido um dos poderes essenciais da mata – o de prover água.

Os poderes das florestas dos quais nossas vidas dependem são inúmeros – produtos, regulação do clima, polinizadores, biodiversidade… Ademais, pesquisas mais recentes mostram a grande influência que as árvores e solos das matas também têm na nossa saúde mental e corporal, ou seja, que estar dentro de uma mata ou próximo dela, aumenta nossa imunidade. A destruição dos biomas brasileiros, e de outros do planeta, ameaça o bem estar do ser humano e demais seres. O poder das florestas, para nos manter saudáveis, e garantir a existência de futuras gerações, é imenso – e imensamente subestimado.

trilha

Os cinco poderes da Floresta Amazônica

arvores-da-amazonia.jpg
rios-voadores-1221037.jpeg
  1. Reciclagem de umidade:  A reciclagem de umidade da chuva pela evaporação da floresta mantém o ar úmido por mais de 3 mil km continente adentro. Uma árvore grande pode bombear do solo e transpirar mais de mil litros de água num único dia. 20 bilhões de toneladas de água por dia são transpiradas por todas as árvores na bacia amazônica.

2. Nucleação das nuvens: Oceano verde: a atmosfera amazônica possui o ar limpo como a atmosfera do oceano azul. Quando no ar úmido e com a luz do Sol, os aromas das plantas formam uma poeira finíssima com afinidade pela água. São os núcleos de condensação das nuvens.

3. Bomba biótica de umidade: doar água para receber chuva. Uma região florestada, onde ocorre muito mais condensação em nuvens do que em superfície oceânica contígua, irá sugar para a terra os ventos do mar que, carregados de umidade, trarão chuvas para a área florestada.

4. Rios aéreos: água fresca pelas artérias suspensas.

Rios aéreos ligam os ventos alísios carregados de umidade do Atlântico equatorial com os ventos sobre a grande
floresta, até os Andes, e daí sazonalmente para a parte
meridional da América do Sul.

 5. Entre os serviços que a floresta resta ao clima, está um seguro contra eventos atmosféricos destrutivos, atenuando a concentração da energia nos ventos.

 

As poderosas espécies da
Mata Atlântica

Descubra aqui se seu municipio tem mata, ou quanto tem

Pacto pela Restuaração
da Mata Atlântica

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que tem a missão de articular e integrar atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

Leia palavras de esperança

Pesquisador Antonio Donato Nobre aponta caminhos possíveis para restaurar e proteger a maior floresta da Terra. Conheça o cientista poético, autor do Relatório Futuro Climático da Amazônia.

 Vale também para a Mata Atlântica!

"A tecnologia da floresta é insubstituível" Antonio Nobre, cientista da Amazônia

Quer ajudar a preservar e recuperar as matas de Pernambuco?

×