fbpx
Sempre Verde

Bem-vindo(a) ao sítio Sempre Verde

Pedagogia
da Floresta

A Escola da Floresta busca, através da pedagogia da floresta, passar vivências impactantes no meio natural, com atividades que visam a reconexão com a Natureza. 

Para formar pessoas que se importem com a natureza, e consequentemente que queiram preservá-la, é preciso ensinar que são parte dela, e que conviver com a natureza, pode ser prazeroso. O fato é que a floresta oferece inúmeros benefícios à saúde humana, e à própria existência dela.  

Auxilia em disciplinas escolares

Outra modalidade da pedagogia da floresta é auxiliar também na aprendizagem de disciplinas escolares, aumentando naturalmente o desempenho dos alunos, que ganham mais motivação, mais saúde física e mental, além de aumentar a capacidade de concentração e memorização. Estudos mostram a importância das aulas ao ar livre, e que são essas que ficam na memória para o resto da vida. 

20210717_110247[1]

Escolas da Floresta - um movimento mundial

Benefícios

Action-lek-scaled.jpg
pedagogia-da-floresta-scaled.jpg

O valor do espaço livre

O brincar ao ar livre, quebra a rotina diária dentro de quatro paredes na escola e na sua residência, dá uma sensação de liberdade e alegria para a criança, sentimentos que ajudam na aprendizagem escolar e no cuidado com o meio ambiente, sem contar com os benefícios para a saúde.

É preciso dar oportunidade
às crianças a reconectarem
com a sua origem

No Brasil, 80% das crianças vivem em cidades; quase a metade não se sente segura na cidade em que mora; nos centros urbanos, as crianças passam 90% do seu tempo em lugares fechados… “A criança é natureza. Permitir e fortalecer o vínculo de todas as crianças e adolescentes com a natureza é promover um ganho para as infâncias, para a sociedade e para nosso planeta.” 

 Programa Criança e Natureza

Perguntas frequentes

Pode ser os dois, mas o movimento começou na Dinamarca como  ensino informal, hoje multiplicado na Suécia e outros países da Europa, no Canadá e algumas no Brasil. Na Suécia tem duas linhas: uma, consiste nas Escolas da Natureza, são do Estado e recebem alunos de escolas formais para passar um dia, com o objetivo de auxiliar nas disciplinas escolares, e para formação de professores. A outra linha, é a da “Skogsmulle”, de ensino informal, onde as crianças têm oportunidade de se encontrar de uma a duas vezes por semana e fazer atividades junto com educadores, com o objetivo de criarem laços com a Natureza e ter uma infância saudável.

A vida contém riscos, faz parte do desenvolvimento de uma criança de avaliar riscos, como passar um riacho, subir numa árvore, ou mesmo atravessar uma rua. Esse processo desenvolve a autoconfiança, a coragem, a criatividade e a tomada de iniciativas.  Além do mais, os educadores acompanham as crianças, vivenciando juntos os acontecimentos nas atividades.

É bom informar sua disciplina, para um melhor planejamento! Veja nossas Aulas de Campo.

Podem sim, passar um dia ou meio dia, os pais podem acompanhar também, mas sem influenciar na programação.

Pode sim. Pode optar por duas modalidades diferentes: por uma Aula de Campo, com temas de sustentabilidade e mãos na massa; ou por vivências de sensibilização, com o objetivo de reconectar com a natureza. Pode incluir exercícios, trilhas, contemplação, observação de pássaros, insetos, plantas, tudo conforme o perfil da turma. 

Na verdade, a reconexão é uma constante vivência com a Natureza. O sentimento de reconexão pode acontecer em uma ocasião na natureza, mas pode demorar, conforme sua personalidade ou seu histórico junto com a Natureza. Se você quiser fazer um bem aos seus filhos, você pode levá-los regularmente à Natureza. Na Escola da Floresta Sempre Verde você pode fazer um pacote de quatro vezes por mês, por exemplo, para seus filhos terem atividades e experiências junto com educadores, em um ambiente seguro inserido na Mata Atlântica. 

Pode sim. Você pode ficar relaxando nas próprias instalações do Sítio da Floresta, ou sair. Lembre-se que fica a 12km de distância do centro de Gravatá.

Normalmente, aproximadamente 3 horas, mas tem também programações de um dia. 

Para famílias

Para escolas, faculdades e empresas

"Para formar pessoas que se importem com a Natureza,
é preciso ensinar à criança que ela é parte dela, e que a convivência com a Natureza pode ser prazerosa."

×