Sempre Verde

Bem-vindo(a) ao sítio Sempre Verde

Mudança de vida
- Curso de Introdução à Permacultura

Sem data prevista devido à pandemia.

Venha se inspirar para uma mudança de vida, conhecendo os princípios da Permacultura na prática. Os princípios Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas e Dividir o Excedente, movem quem adota a Permacultura como seu norteador na vida. Permacultura procura criar ambientes resilientes, sustentáveis e energeticamente inteligentes, poupando trabalho dos seus moradores. Neste curso de introdução vamos conhecer a filosofia e algumas técnicas em relação à horta, alimentação, água, construção, energia e resíduos sólidos, para que você possa implantá-las posteriormente na sua residência ou lugar de trabalho, chegando mais perto de uma vida sustentável, favorecendo a recuperação do ecossistema onde você atua, seja na cidade ou no campo. O curso é bem prático e acontece em um ambiente natural e agradável. Chegou a hora de não adiar mais seus sonhos!

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Teixeira de Andrade

Esquema do curso

O curso acontece ao ar livre e em ambientes semiabertos, oferecendo ventilação máxima e risco de contaminação mínimo. Os participantes deverão se encontrar vacinados contra Covid-19 com as duas doses e usar máscara durante o curso. As vagas são limitadas.

Alguns dos tópicos:

• Introdução: “sítio-tour” na propriedade

• Permacultura, princípios e conceitos – teoria

• Leitura da paisagem – prática

• A casa sustentável – prática 

• Água – sistemas de reuso de água – prática

• Horta –  práticas 

• Energia renovável – visita à primeira casa de Pernambuco com energia solar fotovoltaica off-grid 

• Resíduos sólidos – o que fazer com tanto lixo produzido na sua casa

Começa no sábado às 8:30 com lanche de boas vindas e instalações nos quartos.

Termina às 15:30h no domingo.    

   Observação: esse curso não é o chamado PDC – Permaculture Design Course, que são de 72 horas.
"Foi uma imensa satisfação estar aqui novamente, 5 anos após minha primeira visita. Espero poder encontrá-los em breve e aprender um pouco mais sobre práticas sustentáveis."
Thiago Ruffo
Professor do IFPR

"A Permacultura nos ajuda a nos organizar"

Malin Torekull

Monitora do Curso de Permacultura, Malin Torekull: tem um histórico de ativista ambiental no país de origem, a Suécia, e 30 anos do Brasil. Logo cedo ingressou em movimentos na defesa dos animais e do meio ambiente. Aqui no Brasil trabalhou em uma favela com uma Hortescola,  foi uma das fundadoras da Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Gravatá, onde teve participação ativa na fundação da primeira Feira Agroecológica de Pernambuco, a Semana do Meio Ambiente e a Escola rural Brejo da Floresta, com um currículo voltado às questões ambientais, que ela coordenava.  No Sítio Sempre Verde, ela desenvolve atividades de Ecoturismo, Cursos em Sustentabilidade, Aulas de Campo, Viveiro Agroflorestal, Agrofloresta e Hortas agroecológicas.  Tem cursos técnicos de Autosustentabilidade, Horticultura orgânica, Agricultura Biodinâmica, Reflorestamento, Energia Solar, Permacultura, e tem Curso Superior em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Fez Treinamento de Professor de Permacultura na Suécia em 2019. É vegetariana, cafeicultora e amante das Florestas…

O movimento que está ganhando o mundo

A Permacultura nasceu nos meados da década de 1970, criada por dois cientistas, professor e aluno australianos, Bill Mollisson e David Holmgren, indignados pela continuada degradação ambiental e a dependência dos combustíveis fósseis e produtos químicos, todos poluentes e ofensivos à saúde, representando uma forma insustentável de viver , levando os ecossistemas para sua total degradação.

A permacultura significa “cultura permanente”, baseado em um sistema de planejamento de ambientes humanos, cujo design se inspira nos padrões e características observados em ecossistemas naturais e foi sistematizada para dar resposta à nova e crescente consciência ambiental no mundo. A própria designação “permanente” foi concebida como a antítese dos modernos sistemas industriais, incluindo sistemas de produção de alimentos insustentáveis através do seu alto consumo de energia e destruição do solo.

A Permacultura é uma filosofia que consiste em não ofender o planeta e seus ecossistemas; ajudar a terra a se recuperar e ajudar ao próximo, e ao mesmo tempo um conjunto de bons exemplos buscados no mundo inteiro, de povos tradicionais, da ciência e da tecnologia moderna, para aplicar nas construções humanas, na agricultura, no manejo da água, nas relações sociais. Não é um dogma, não tem um pacote pronto para a sobrevivência humana e planetária. É uma constante busca de soluções aos problemas causados pela sociedade moderna com seu extremo uso de energia e tecnologia de ponta.

No Brasil, o movimento teve início por volta dos anos 90 e atualmente já existem vários institutos, comunidades e casas de Permacultura no país.

Leia mais aqui.

Benefícios para você

Bill Mollison, o co-criador da Permacultura:

“A única decisão ética é assumir a responsabilidade por nossa própria existência e de nossos filhos. Somos suficientes para fazer todo o possível para curar essa terra.”

 

“Os Princípios da Permacultura se concentram em projetos bem pensados para sistemas intensivos de pequena escala, que têm eficiência na mão- de-obra e que usam recursos biológicos em vez de combustíveis fósseis. Projetos enfatizam as conexões ecológicas e ciclos fechados de energia e material.  A essência da Permacultura é design e as relações de trabalho e conexões entre todas as coisas.”

Perguntas frequentes sobre o curso

Devido à pandemia, serviremos apenas os dois almoços. O café da manhã e o jantar serão preparados pelos participantes, com ingredientes próprios.

Dormida em quartos para 3 a 4 pessoas da mesma família ou grupo de amigos. Cada habitação tem  banheiro privado e cozinha, onde os participantes podem preparar seu café da manhã e jantar.  Em um dos chalés tem 3 quartos para duas pessoas em cada, e um banheiro compartilhado. 

Inclui 1 pernoite, 2 almoços, lanches, dormida em quarto família (de 3 a 4 pessoas), ou chalé para 6 pessoas (2 pessoas em cada quarto) roupa de cama, aulas teóricas e práticas, uma trilha e uma visita a um sítio que tem energia solar off-grid.

O transporte é por conta dos participantes, mas podemos indicar taxista de nossa confiança que pode buscar na rodoviária de Gravatá, PE.
Em caso de transporte próprio, a chegada é pela BR 232, e do centro de Gravatá são cerca de 12 km para a Pousada. Peça o Roteiro no ato da Reserva!

Pode sim, com barraca própria. Valor: R$ 230,00, incluindo 2 almoços e atividades. Tem banheiros e chuveiro externos, e um balcão de cozinha como apoio para os campistas.

Você precisa fazer uma pré-reserva (clique no botão aqui abaixo do texto) e efetuar o pagamento de 50% do valor total, no ato da reserva. O restante do valor será pago 4 dias antes da data do início do curso. Faça sua pré-reserva, logo em seguida entraremos em contato! 

Veja nossos cursos

×