Sempre Verde

Bem-vindo(a) ao sítio Sempre Verde

O conhecimento perdido ao seu alcance

O Curso “Saberes da Floresta” está sem data prevista devido à pandemia.

Guiado na mata por um agricultor nativo, você vai descobrir um novo mundo e aprender identificar cipós, árvores e plantas que o povo antigo usava na região para seu dia-a-dia, e identificar rastros de animais.  Devido à questão da preservação das espécies, esse curso de um dia, serve mais para lhe familiarizar com a mata, não para ser caçador e explorador das plantas… Porém, se tiver sorte, você poderá até colher um cipó, e aprender fazer uma cestinha. Um educador ambiental acompanha para fazer o complemento do conhecimento científico, lhe abrir os olhos para os fenômenos da natureza, das funções dos ecossistemas. Venha conosco, para descobrir um novo mundo! 

Você traz sua comida e faz um pic-nic na sombra das árvores.

A comunidade

Agricultores descendentes de caboclos,  indígenas, africanos e brancos, carregam em si, uma memória passada dos seus pais e avós, os quais foram criados em tempos sem estradas nos nossos brejos de Gravatá. Precisavam da mata para construir suas casas, para se curar de uma doença, para caçar, colher frutos e raízes, buscar fibras para fazer cestas, balaios, vassouras, etc. Era preciso um olhar afinado para descobrir as folhas de uma trepadeira, para poder colher sua raiz, ou ter sorte para chegar na hora que uma fruta estava madura. Eles também sabiam a qualidade de cada árvore e cipó, e como achar remédios nas plantas.

Conexão perdida

Com a colonização e a industrialização, junto com a expulsão, extermínio e posteriormente a integração dos povos tradicionais na sociedade, imposta pelos europeus, as pessoas se afastaram cada vez mais do contato com, e do conhecimento dos, elementos das matas, as funções de plantas e animais, a interpretação da presença de insetos, sons, ventos, da cor e textura do solo,  um mexido nas folhas no chãoPerderam o saber de como buscar alimento, água, fibra, material de construção, remédios…Vivendo em apartamentos, longe do chão, o ser humano perdeu os laços com a natureza, a conexão, o reconhecimento do papel importante de cada ser na mata, o sentimento de união ao caminhar no meio dela e a segurança de quem sabe buscar o que precisa. 

Contudo, agora você pode reconectar com o conhecimento ancestral!

 

O que precisa levar

Veja nossos cursos

×