fbpx
Sempre Verde

Bem-vindo(a) ao sítio Sempre Verde

O Sítio da Floresta Sempre Verde está situado numa microrregião do agreste pernambucano, a 800 metros acima do nível do mar, sob abrigo de um clima tropical ameno, com  noites frias e dias agradáveis. 

A região dos brejos de altitude de Gravatá esconde inúmeros remanescentes florestais da Mata Atlântica, plantações de flores, hortas ecológicas, pecuária, comunidades rurais e uma fazenda de energia eólica. Aqui nascem riachos que formam rios, bicas, cachoeiras e barragens. É uma zona de transição entre biomas cuja biodiversidade abriga espécies endêmicas da avifauna, e, da rica flora, são representadas pelas espécies tanto da Mata Atlântica, como da Caatinga e da Amazônia. A área tem grande importância pela alta capacidade de produção hídrica, sendo fornecedora de água para vários centros urbanas no agreste.

O sítio preserva 20 hectares de Mata Atlântica, mantém vários quintais agroflorestais, com culturas como: café de sombra, bananeira, laranja, jaca, abacate, limão, pitanga, acerola, araçá, abacaxi, cacau, e de espécies nativas: ingá, pau-brasil, jacarandá, sucupira, caboatã, barriguda, sapucaia, ipê, entre outras. Sustenta também um viveiro agroflorestal, hortas ecológicas, cavalos e outros animais de estimação.

Aqui, ao meio da mata úmida, encontra-se também uma pousada familiar com uma estrutura para cursos, oficinas e aulas de campo com temas de sustentabilidade, e, por fim, a Escola da Floresta, com suas peculiaridades. Fica a 97 km do Recife e do litoral.

×